Participe neste blog...

...enviando a sua mensagem para aqui.

Últimas...

...notícias sobre FC Porto

...referências em blogs sobre FC Porto

Links

Posts recentes

Estou enojado

O nosso FC Porto

A Luz que inspira - JOÃO,...

PORTISTAS ... ESTA É À NO...

Vamos ao penta

Brevemente...

lucho

...

Calma

LOLOL

Carrega Por...

LUCHO GONZALEZ

Quais os melhores reforço...

ÁLVARO PEREIRA É REFORÇO ...

DOBRADINHA À MODA DO PORT...

DOBRADINHA À MODA DO PORT...

Encontre o seu par, avent...

TRISTE REALIDADE

coisas ridiculas

Tripas à Jesualdo

BETTENCOURT ELOGIA MODELO...

taça de portugal

BENFICA FAZ SIMULACRO

...

TETRACAMPEÃO

TETRACAMPEÃO

Dragao do tetra

FC PORTO - DEFESA MENOS B...

O TETRA ALI AO DOBRAR DA ...

mensagem

porto

calabote

TENHO ORGULHO DE SER PORT...

CELEBRAÇÃO PASCAL

UM PORTO DE HONRA

MST - 07ABR09

Orgulho de ser Portista!!...

ESTRELA DA AMADORA-BENFIC...

JUSTA HOMENAGEM

Tags

adepto

adeptos

adriaanse

adriaansen

apito dourado

benfica

benfiquista

boavista

campeao

campeoes

co adrianse

comunicado

demissão

diego

ditadura

dn

dragao

dragões

dragoes

f.c. porto

fcp

fcp. portista

fcporto

futebol

golos

hugo

jacobus treinador fcp

jaime pacheco

jesualdo

jesulado

lisboa

manuel josé

mourinho

mouros

pc

pinto costa

postiga

presidente

professor

rui barros

sad

seriedade

slb

sokota

super

timoneiro

treinador

treinadores

vale azevedo

viseu

todas as tags

Arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Subscrever feeds

blogs SAPO
Terça-feira, 24 de Abril de 2007

CRÓNICA de JORGE MAIA

Jesuítas
JORGE MAIA

Durante uma semana inteirinha, desde do fim de um domingo até ao fim do outro, o futebol português acusou uma concentração de crentes nos poderes messiânicos de Jesus por metro quadrado mais elevada do que a de um daqueles encontros anuais da Igreja Universal do Reino de Deus. Estavam por todo o lado. Nas colunas de opinião, nos debates na rádio e nos programas de televisão e garantiam, aos berros, como de costume, que "só Jesus salva" e "só ele é o caminho". Hoje, que é terça-feira, o futebol português está um bocadinho mais céptico. Cá no burgo levamos muito a sério isto da bola e, às vezes, basta um jogo de futebol correr mal para abalar a fé que temos em Jesus, mas também não é razão para o cruxificar. Jesus já fez uma boa mão-cheia de milagres esta temporada. Transformou uma equipa que chegou a ter os dois pés na Liga de Honra num clube europeu e assegurou a presença do Belenenses na final da Taça de Portugal. Os verdadeiros crentes não lhe podiam pedir mais, mas à sempre uma mão-cheia de "cristãos novos", daqueles que adoram falsos ídolos e mudam de religião todas as semanas, que acreditaram piamente que Jesus fosse fazer um milagre ao Dragão. Não fez e perdeu uma boa mão cheia de adoradores que depositam agora a sua fé noutro "bezerro de ouro". Na verdade é uma pantera de bronze, mas vocês sabem do que eu estou a falar. A questão que se coloca aos crentes, a todos os crentes, é que a fé até pode mover montanhas, mas o melhor mesmo é ir empurrando enquanto rezam e não se limitarem a ficar à espera que Jesus, sozinho, lhes resolva o problema.
publicado por comunidade às 11:56
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De Pentasoum a 25 de Abril de 2007 às 23:55
De Pentasoum a 25 de Abril de 2007 às 23:46
Para o Dark e o F.Tavares, e ainda em relação ao Post.

Se os dois repararem, ele não está assinado por ninguém.
Foi, isso sim, "copiado" e "colado" aqui por alguém, que não teve o cuidado de chamar a atenção para esse facto, e muito menos de o assinar. Um lapso presumo!

As crónicas do Jorge Maia no jornal "O Jogo", são por norma rebuscadas e bem humoradas.
Algumas necessitam de um pouco mais de atenção, já que a imaginação dele é fértil. Isto, aliado à sua cultura e inteligência, torna-as sempre interessantes e agradáveis de ler.

Uma coisa é certa. Não tenho memória de alguma vez ter escondido a sua cor clubística, que como sabem é a nossa.


Um abraço para os dois em particular, e as normais saudações Dragonianas para quem as merecer.

Pentasoum


PS: Agradecendo desde já que não levem a mal, se repararem, isto é uma "cópia" e uma "colagem" do comentário que fiz, e se encontra mais abaixo.
De Dark a 26 de Abril de 2007 às 00:41
Pois, eu desconhecia...e errei porque a primeira leitura que fiz induziu-me em erro...Não retiro algumas coisas que disse porque conheço os assuntos em questão. Mas levando para o canmpo meramente 'metafórico', admito estar interessante. Mas já está esclarecido. E obrigada, pela parte que me toca!
De Dark a 24 de Abril de 2007 às 16:06
Agora fiquei eu com dúvidas...pode ter acontecido eu ter interpretado mal o sentido que deu (dao que por segundos, tive essa impressão)...isto é que faz estar cansado...Se for o caso, não veja nas minhas palavras um 'ataque pessoal' mas apenas um simples comentário, cuja direcção era outra...Depois me dirá...
De Dark a 24 de Abril de 2007 às 15:55
Bem...confesso que depois de ter lido a primeira vez, tive de me 'ausentar', para me abstrair do conteúdo do seu post...não pelo facto de se revelar complexa a sua 'descodificação', mas porque a 'associação' de ideias que procura fazer é tão absurda e tão descabida que há necessidade de respirar um pouco...Bem, então vamos por partes...As contantes analogias (penso que saberá o significado desta palavra, ou não?) que faz com determinados 'segmentos' da Religião revela, desde logo, um desconhecimento total, confundindo religião com 'seita' e, por outro lado, Cristianismo com aquilo a que,vulgarmente, também se designou, segundo alguns autores, como Judaísmo...São coisas distintas e cada uma delas tem um contexto muito próprio...Para não maçar os meus 'colegas' , aconselho-o a ler o estudo de António José Saraiva...para começar.Embora seja muito elucidativo, admito que terá dificuldades em compreender metade da informação, mas também não o posso ajudar nesse sentido...lamento! Sendo assim, mais de metade do seu post 'cai por terra' por não ter fundamento... Nas últimas 7 linhas, volta a socorrer-se do 'argumento teológico', mas mais uma vez a analogia é muito 'pobre' senão mesmo patética...coisa que os portistas não são é ingénuos e muito menos subservientes... Para não me alongar mais, devo dizer-lhe que não é a fé que tem 'movido montanhas', mas a CERTEZA de que somos e seremos sempre os melhores...provamo-lo com actos e não com crenças e palavras!
De fernando tavares a 24 de Abril de 2007 às 18:57
Meu caro DARK
Penso, que você tenha por ventura,feito uma intrepretação aliás identica à minha, na primeira leitura deste artigo.
A pessoa que o escreve é jornalista do jornal O JOGO e se, com calma amigo Dark, de parte colocar o aspecto religioso, está um artigo,quanto a mim, muito bem apanhado!
Vamos ver;
Uma imensidão de BENFIQUISTAS a solicitar a JESUS, (treinador de Belenenses) que um milagre fizesse, ou seja, ganhasse ao PORTO. Por isso mesmo o milagre de ter tirado uma equipa da Liga de Honra, dando-lhe o lugar que agora ocupa.
Seguidamente o aforismo de crentes que todos os dias mudam de religião.....e agora adoram o BESERRO. que por acaso, é uma PANTERA de BRONZE!
Ou seja estes novos crentes (benfiquistas!),ainda acreditam na victória do BOAVISTA, que até pode acontecer!Por isso mesmo o jornalista, dá a ênfase aos crentes que rápidamente mudam de FÉ!
Compreendo-o, caro DARK, pois também li por duas vezes o artigo,que quanto a mim está muito bem esgalhado! Nada tem de Religião mas o paralelo das situações actuais é evidente, aí aproveitamento nomes e situações Bíblicas.
Um abraço
F Tavares
De Dark a 24 de Abril de 2007 às 19:15
Eu percebi as alusões...em especial, a que faz ao 'bezerro de ouro', porque conheço a 'história'...Mas por erro meu (e, desde já, as minhas sinceras desculpas à pessoa em causa!) não pude alterar, por segundos (tempo que levei a aperceber-me de que teria feito uma má interpretação, e que reconheço no post seguinte), o que enviei como comentário. Acontece que das vezes que li retive sempre a primeira parte do post e isso, de certa forma, condicionou a minha interpretação. Por uma questão de princípios, optei por aguardar por uma resposta (ainda que esperasse uma bem contundente...para não utilizar outra expressão) da parte da pessoa que assina o post. De qualquer forma, agradeço-lhe também o facto de me ter chamado também a atenção. Em jeito de brincadeira, e espero que não me levem a mal, mas na 'falta de estímulo mental' por parte dos benfiquistas...acabei, sem querer e por erro meu, 'virar-me contra' um portista...
De fernando tavares a 24 de Abril de 2007 às 21:51
Caro Dark
O que lhe aconteceu a si ....por certo que aconteceu a centenas de leitores!
Deixemos este assunto e já agora digo-lhe ...há muito tempo que não via um jogo de futebol com o que acabou agora mesmo.ManCH-Milan.
O fantástico viril, mas sempre jogo, sem mergulhos, sem paragens, futebol futebol, realmente vale o bilhete!
Espectáculo de registencia física, no último minuto tanto de um lado com doutro pareciam que tinham acabado de entrar em campo!
Não acredito que por lá não se façam exames às afetaminas.....!
Desejo uma grande noite a todos os PORTISTAS, que ponham os (JOGADORES), olhos neste jogo....tadinhos tão cansadinhos.... que estão!
FTavares
De Anónimo a 24 de Abril de 2007 às 22:01
Comentário apagado.
De Pentasoum a 25 de Abril de 2007 às 23:46
Para o Dark e o F.Tavares, e ainda em relação ao Post.

Se os dois repararem, ele não está assinado por ninguém.
Foi, isso sim, "copiado" e "colado" aqui por alguém, que não teve o cuidado de chamar a atenção para esse facto, e muito menos de o assinar. Um lapso presumo!

As crónicas do Jorge Maia no jornal "O Jogo", são por norma rebuscadas e bem humoradas.
Algumas necessitam de um pouco mais de atenção, já que a imaginação dele é fértil. Isto, aliado à sua cultura e inteligência, torna-as sempre interessantes e agradáveis de ler.

Uma coisa é certa. Não tenho memória de alguma vez ter escondido a sua cor clubística, que como sabem é a nossa.


Um abraço para os dois em particular, e as normais saudações Dragonianas para quem as merecer.

Pentasoum

Comentar post